Blog

Renda-se

Hello, cheguei!! Hoje com um post diferente. O que acham de vez em quando falarmos sobre curiosidades da moda? Coisas que vocês nunca imaginariam (ou mesmo eu, até estudar e descobrir?).

E o de hoje: Renda quem não ama?

renda_laisurizi

Idade Média: Vocês sabiam que originalmente, nessa época, os HOMENS abastados que usavam a renda com quase tudo? Os príncipes também adoravam. Os cavaleiros enfeitavam seus brasões de armas com golas de rendas, além de usarem em volta das bocas das botas na altura das panturrilhas (acho chique – pra época, acho caro, acho mei brega também hahaha)

Era Vitoriana: Se hoje nós, mulheres, usamos renda é porque copiamos os hábitos masculinos daquela época, adaptando golas de rendas nos vestidos. Com o tempo a renda começou a ser usada em peças inteiras e em 1840 a rainha Britânica Vitória (conhecida por sua moda exagerada) usou um vestido todo de renda em seu casamento (foi ela também que começou com a história do branco) e de repente, todas as noivas queriam a mesma coisa (acho que essa é a tendência mais antiga do mundo, né?rs).

rainha_vitória_laisurizi

Rainha Vitória

 

Noiva atual

Noiva atual

 

Curiosidades:

maçaneta renda

Ainda na era vitoriana, cortinas de renda na sala eram símbolo de status. Se combinassem com as maçanetas cobertas de renda, melhor ainda.

camuflagem_segunda_guerra

Durante a II Guerra Mundial, soldados norte-americanos cobriam os capacetes com renda como camuflagem de neve durante as batalhas.

A melhor renda do mundo vinha de Alençon, na França. Era preciso estudar 8 anos para fazê-la direito.

Lace, renda em inglês, vem do latim laqueus (laço), pois, para começar uma renda do zero, é preciso usar linha e agulha pra fazer cada buraquinho. 

E aí, gostaram? Eu amei essas curiosidades que nem imaginava. Aprender nunca é demais e dá um novo significado para as coisas que usamos, né?

Beijos,

Laís

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *