Carregando...
BlogConsultoria

Tipos de tecidos

Uma dúvida que sempre rola quando faço posts sobre as melhores escolhas para calor ou frio, é sobre os tipos de tecidos. E este é um ponto muito importante que devemos aprender a analisar e levar para o resto da vida, afinal, nossa segunda pele (as roupas) nos acompanham 100% do tempo, portanto devemos saber exatamente o efeito que causam e se nos ajudarão ou atrapalharão dependendo da ocasião.

Tecidos sintéticos

Começarei pelos mais polêmicos: os sintéticos. Os, teoricamente, mais baratos, mas que muitas vezes são vendidos por preços altos (passando por naturais aos desavisados) e aí a importância de analisar toda etiqueta antes de passar o cartão!

São produzidos a partir de produtos químicos, da industria petroquimica como poliéster, poliamida, acrílico e elastano. São mais duráveis e fáceis de cuidar, porém menos sofisticados.

Pense nas blusas “de lã” que na verdade são de acrílico (vestimos 1, 2, 3 e nada de cuidarem o frio), em contrapartida o cashmere (um só) dá conta do recado.  Sem contar que pode fazer bolinhas. Considerando que aqui no Brasil as temperaturas não caem taaaanto (com exceção do seu frio aí no Sul) está ok comprarmos blusas de acrílico (mas que isso não vire motivo pra ter 10 iguais no armário, com a desculpa de que não funcionam bem sozinhas, hein?).

O tecido sintético não amassa com facilidade, pode ir à maquina de lavar sem problemas e modelos com toques incríveis podem ser encontrados.

O problema do sintético é que ele não deixa sua pele respirar, ou seja, imagina esse verão de 40º com a roupa todinha grudada na pele? De outro lado são ótimas escolhas para prática de de atividade física. o algodão tem algo nível de absorção de água e a roupa demora para evaporar e pode ficar pesada e com a sensação de umidade e daí a escolha dos sintéticos que retém menos.

Tecidos naturais

As fibras que vêm da natureza: algodão e linho de origem vegetal e lã e seda, de origem animal.

Amamos muito os tecidos naturais! Eles não absorvem calor (lembra da pele que respira?) e servem também como isolantes térmicos. Os melhores tipos de tecidos? Para mim em segundo lugar (viscose te amo <3)

O lado ruim das fibras naturais é que podem encolher na máquina de lavar, então o ideal é lavagem à seco. São peças que durarão muito mais e logo terão custo maior.

Tecidos (fibras) artificiais

Minhas prediletas (e que sempre falo nas postagens). Elas são a viscose, modal (fibra de bambu), cupro e liocel. Todas vêm da celulose e têm um toque bem delicia. Assim como as fibras naturais deixam nossa corpo respirar e tem ótimo custo benefício.

Pronto! Agora você já sabe sobre os tipos de tecidos e a melhor escolha de acordo com suas necessidades!

Aproveita pra olhar suas etiquetas aí e descobrir como anda seu armário!

Beijos,

Laís

Fonte: Moda A Brasileira. O guia imprescindível para os novos tempos da moda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *